Reflexão sobre a aplicação da aula com material digital

Reflexão sobre a aplicação da aula com material digital
Por Rosana Morales
Sábado, 04 de dezembro de 2010.

Primeiramente quero dizer que gosto muito de ensinar a disciplina de Língua Inglesa, independente do material que utilize, ou seja, com ou sem a tecnologia, eu tento dar o máximo para tornar a aprendizagem prazerosa e significativa para os meus alunos.
A experiência na escola João Guilherme me remeteu ao tempo que trabalhei com alunos da EJA, uma época de aprendizado e desafios para mim, que estava iniciando na missão de ensinar.
            Hoje em dia estas ferramentas digitais como data show e internet formam uma dupla indispensável no trabalho do professor, ajudando a enriquecer as aulas, tornando-as interativas e significativas, principalmente se bem planejadas e bem direcionadas pelo professor.
            No dia 29 de setembro iniciei o trabalho na escola João Guilherme com o objetivo de apresentar aos alunos a importância de se aprender uma segunda Língua, utilizando, para tanto, as tecnologias disponíveis na escola. Trabalhei em data show um vídeo extraído do youtube seguido de discussões a cerca do mesmo. Na segunda aula voltamos ao laboratório para navegarmos na internet e conhecer o conteúdo de um blog, com todas as suas partes. Neste mesmo dia, dentro do blog, os alunos participaram de uma enquete criada especialmente para o tema em questão: A importância de se aprender uma segunda língua. Os alunos participaram da enquete, mesmo com suas limitações tecnológicas, respondendo as perguntas que foram elaboradas. No terceiro momento, ainda dentro do blog, orientei para que eles acessassem o link “Teaching and learning with games” levando-os para conteúdos específicos de Língua Inglesa onde havia jogos relacionados a vários conteúdos já vistos em sala de aula.
A receptividade com as atividades foram muito positivas. Sabemos que nunca atingimos 100% e nem tenho essa pretensão em apenas um trabalho realizado. O que me surpreendeu é que alunos apontados pelo professor da turma como sendo “alunos problemas” foram os mais receptivos e participativos, perguntando, respondendo perguntas, seguindo todas as orientações e até mesmo participando na hora da filmagem dos depoimentos. A aprendizagem se deu de forma significativa para eles e isso pode ser retratado aqui neste blog, onde eles deixaram suas impressões singelas no meu mural. Vale ressaltar que eles tiveram algumas dificuldades em praticar alguns jogos, tanto pela limitação tecnológica quanto pela limitação com a Língua Inglesa, mas isso não tirou deles o desejo de aprender, pelo contrário, aguçou neles a vontade de aprender mais tanto sobre as mídias como sobre a disciplina em questão.
Enquanto cursista cumpri com o objetivo de efetivar uma atividade do curso "Aprendendo e Ensinando com as TIC". Enquanto professora de Língua Inglesa pude perceber o quanto ainda temos que fazer pelos nossos alunos e pelo Inglês nas escolas. Atividades simples como esta podem despertar o interesse dos alunos mais desacreditados pelos professores e para isso basta acreditar e agir.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
I am an English Teacher for 13 years. Nowadays I'm working at Diretoria Regional de Ensino de Araguaína, as an Administrator of Online Diary. My job consist on giving support to the teachers, coordinators and schoolmasters of 74 schools related to Online diary.I'm also a member of APLITINS board(English Teacher Association from Tocantins State)doing a volunteer work as 1st treasure. We organize seminars to English Teachers and this year we're celebrating 10 years of birth. I really love doing the best to improve the English Language Learning in Tocantins State. Come and Join to my blog and do your best for English Language!!

O que vai fazer hoje?

Você acha importante aprender inglês?

Você está satisfeito com as aulas de Língua Inglesa da sua escola?

Seu recadinho is important!

Improve your Speaking and Listening

Seguidores