Araguaína, 6 de dezembro de 2010.
Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias
Por Rosana Morales
Vivemos a era da informação exacerbada. Tudo nos chega muito depressa e devemos tentar assimilar e até filtrar tudo que nos chega para adaptar ao currículo escolar dando significado e tornando a aprendizagem prazerosa aos alunos.
Quando Pedro Demo diz que a tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”, significa dizer que não temos como fugir nem como negar sua existência. Significa que temos que nos deixar envolver pelo novo e nos preparar para utilizar o que nos for oferecido para implementar nossas aulas. Temos a opção de seguir o ritmo da modernidade tecnológica ou nos deixar ser encobertos por ela, apagando nossa importância na mediação dos conhecimentos que podem ser aplicados com seu uso.
Fico pensando naqueles professores que insistem em se manter no tradicional livro didático e alheio aos recursos midiáticos que podem ser utilizados para dar um upgrade em suas aulas tão previsíveis, pontuais e que muitas vezes não tem sentido nem graça alguma dentro do universo em que vivem os adolescentes.
Para uma escola ser considerada boa não basta possuir todos os aparatos tecnológicos para serem utilizados em sala de aula, mas sim quando as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem sabem fazer uso adequado e significativo desses aparatos dentro e fora da sala de aula. Um professor “antenado” tecnologicamente deve usufruir das mídias para manter um diálogo com os alunos através de blog, Orkut e tudo o mais que está ao seu alcance.
0 comentários:
Postar um comentário