Conceituando currículo e sua integração com as tecnologias

Araguaína, 6 de dezembro de 2010

Por Rosana Morales

Falar de currículo requer uma reflexão ampla do que seja esse termo que direciona o fazer educação em suas diversas instâncias. Aqui abordaremos, especificamente, o currículo na sala de aula. O conceito de currículo não se restringe mais a uma prática pedagógica pautada em livro didático, quadro e giz. Não queremos desmerecer esses recursos, mas com esse novo cenário do qual fazemos parte, como educador e como membro dessa sociedade diversa e repleta de tecnologias, é de extrema necessidade que a escola articule esses recursos com os conhecimentos acadêmicos e sociais. Essa articulação envolve o currículo mínimo exigido pelo programa curricular do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação e os conhecimentos de mundo histórico-social. Cada dia surgem novas tecnologias e a escola não pode “fechar os olhos” para essa nova realidade
Segundo as diretrizes curriculares da educação nacional, a escola tem a função de formar cidadãos atuantes, participativos e que tenha condições de atuar no meio social. Isso é fato, porém se escola não repensar o currículo que ora se emprega, muito dificilmente cumprirá o seu papel social. Por isso currículo é muito mais do que programa curricular: é o programa oficial, é a prática da transversalidade, é a operacionalização dos recursos tecnológicos, das mídias digitais e virtuais como meio de construção das aprendizagens educacionais. Assim, para que a educação aconteça de fato, é necessário repensar o currículo, investir em conhecimentos dentro desse novo contexto sociocultural e articular de forma prática conhecimentos acadêmicos e sociais para que o aluno possa ser “protagonista” da própria aprendizagem. As tecnologias vêm como grande parceira no desenvolvimento do fazer pedagógico em sala de aula, através de projetos curriculares voltados para o sucesso do ensino aprendizagem.

1 comentários:

Sula C.S. disse...

Professora muito legal esse seu blog adorei
se puder visitar o nosso e conhecer nosso projeto ficariamos gratas:http://uftkidsclub.blogspot.com/
Bye, bye!!!

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
I am an English Teacher for 13 years. Nowadays I'm working at Diretoria Regional de Ensino de Araguaína, as an Administrator of Online Diary. My job consist on giving support to the teachers, coordinators and schoolmasters of 74 schools related to Online diary.I'm also a member of APLITINS board(English Teacher Association from Tocantins State)doing a volunteer work as 1st treasure. We organize seminars to English Teachers and this year we're celebrating 10 years of birth. I really love doing the best to improve the English Language Learning in Tocantins State. Come and Join to my blog and do your best for English Language!!

O que vai fazer hoje?

Você acha importante aprender inglês?

Você está satisfeito com as aulas de Língua Inglesa da sua escola?

Seu recadinho is important!

Improve your Speaking and Listening

Seguidores