Reflexão sobre a aula realizada

O momento de planejamento foi muito rico e consideramos o de maior aprendizado. A escolha da temática surgiu pela necessidade de experimentar com professor de língua as possibilidades de trabalhar o tema transversal, utilizar os conteúdos específicos e o uso da internet. Em geral o professor realiza as ações temáticas e aplica os assuntos específicos de forma muito isolada, essa experiência evidenciou que precisamos orientar mais planejamentos inserindo especialmente o uso das TICs na sala de aula, como um subsídio enriquecedor da ação pedagógica. Durante a pesquisa na internet em busca de sites sobre a temática: Meio Ambiente, encontramos várias páginas da internet que além de informar tem como objetivo sensibilizar o indivíduo a um comportamento ético em relação ao mundo em que vivemos. Apesar, de este assunto estar em evidencia na mídia, percebemos como nós educadores conhecemos pouco, principalmente sobre as leis, os órgãos, os projetos em nível nacional, estadual e municipal de proteção a natureza.

O uso da tecnologia faz toda diferença na sala de aula a dinamização do tempo o envolvimento dos participantes o acesso aos conteúdos de forma online e sobretudo a interatividade torna a aula muito atraente. Os professores se envolveram nas atividades e demonstraram muito interesse em inovar as aulas aderindo ao uso da internet, externaram ainda que sentem dificuldades em aplicar aulas com o uso da tecnologia principalmente pela falta de capacitação para utilizar os recursos tecnológicos.

Durante a aula abordamos além do tema transversal a importância de aprender uma segunda língua, as características do texto ficcional, informativo e hipertexto no ambiente virtual.

Todas as etapas da aula foram registradas através de fotos e filmagem e finalizamos com a exibição do filme produzido durante a dramatização. Este momento foi muito interessante, os professores experimentaram o sabor de se ver no vídeo e aprovaram a experiência principalmente pela leitura realizada em língua inglesa, momento este também utilizado para avaliar a pronuncia e entonação.

O mais interessante dessa atividade foi vivenciar a aplicabilidade de uma aula com o uso da internet e com o público de professores. Consideramos pelas avaliações que estamos no caminho certo, pois os educadores já expressam o desejo de aderir a tecnologia moderna e promover atividades de letramento digital em sal de aula.

Rosana Morales.
Tânia Rosa.





1 comentários:

professora gil disse...

Muito bem Rosana! Sua aula foi muito criativa. Acredito que enriqueceu bastante o conhecimento dos participantes. Vocês utilizaram vários recursos tecnológicos. Parabéns.

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
I am an English Teacher for 13 years. Nowadays I'm working at Diretoria Regional de Ensino de Araguaína, as an Administrator of Online Diary. My job consist on giving support to the teachers, coordinators and schoolmasters of 74 schools related to Online diary.I'm also a member of APLITINS board(English Teacher Association from Tocantins State)doing a volunteer work as 1st treasure. We organize seminars to English Teachers and this year we're celebrating 10 years of birth. I really love doing the best to improve the English Language Learning in Tocantins State. Come and Join to my blog and do your best for English Language!!

O que vai fazer hoje?

Você acha importante aprender inglês?

Você está satisfeito com as aulas de Língua Inglesa da sua escola?

Seu recadinho is important!

Improve your Speaking and Listening

Seguidores